• Equipe MGVA Arquitetura

SANITÁRIOS ACESSÍVEIS EM CLÍNICAS MÉDICAS



Quando estamos pensando em reformas de clínicas, quase nunca paramos para pensar nos banheiros e nas suas utilidades. Porque afinal, nossa atenção sempre se volta aos ambientes principais de um estabelecimento de saúde: clínicas, consultórios, salas cirúrgicas, os lugares em que de fato o processo de cura acontece, porém o banheiro não só possui uma utilidade importante, ele é um espaço que exige um tratamento diferenciado para o bem-estar de quem está usando.

O banheiro é um local em que seus pacientes estão sozinhos do resto do estabelecimento, em um momento íntimo e sem distrações. Por isso que na hora de projetar, preste atenção e escolha com cuidado o design, investindo a quantia certa de seu orçamento no estilo do banheiro. O resultado será um paciente feliz que percebe a qualidade e os cuidados que você preza em cada detalhe de seu estabelecimento.

E como na MGVA sempre pensamos em todos, temos sugestões para criar banheiros acessíveis de excelência. Conforme normas da ANVISA e ABNT, todas as clínicas e consultórios devem oferecer instalações sanitárias acessíveis que garantam conforto, segurança e autonomia às pessoas no uso do sanitário.

O resultado será um paciente feliz que percebe a qualidade e os cuidados que você preza em cada detalhe de seu estabelecimento.

Isso se traduz no projeto como espaços com dimensões adequadas para manobra e deslocamento desimpedido de pessoas em cadeira de rodas e de pessoas com mobilidade reduzida. Espaço suficiente para a pessoa em cadeira de rodas se aproximar da bacia sanitária de 3 formas: frontal, lateral e perpendicular. E para o uso do lavatório deve ser deixado espaço livre sob a bancada, e nos casos de ser com coluna, deve ser do tipo suspensa. Para auxiliar no uso destes equipamentos sanitários devem ser instaladas barras de apoio de acordo com as indicações da norma da ABNT NBR 9050 de 2000.

Na MGVA, sempre pensamos em todos, inclusive em nosso cliente. Em caso de reformas em que em um primeiro momento não exista espaço suficiente para adaptar um banheiro existente, nossos profissionais são capacitados para encontrar soluções projetuais e normativas que garantam o funcionamento do estabelecimento respeitando todas as normas, legislações e, o mais importante, o seu orçamento.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (1).png