Buscar
  • MGVA Arquitetura

Infraestrutura Verde

Atualizado: Mar 4

Abordagem ecológica do manejo das águas pluviais

Alternativa aos sistemas de drenagem convencionais, a infraestrutura verde é composta pelos parques, corredores verdes e espaços naturais preservados na cidade e usa os sistemas naturais para captar, limpar e reduzir o impacto das águas pluviais nas plantas e no solo. Nesta abordagem as áreas livres são consideradas indispensáveis ao bom funcionamento da infraestrutura urbana e não apenas pontos de interesse estético, de lazer e contemplação. Sendo uma forma de integrar a paisagem com o meio urbano (assentamentos e sistema viário), por meio da interligação dos espaços livres dentro e ao redor das cidades. Tipos de infraestrutura verde: jardim de chuva, biovaleta, lagoa pluvial, piso drenante, tetos verdes


Drenagem por biorretenção - jardins de chuva

Os jardins de chuva são depressões topográficas que recebem e tratam as águas pluviais no local. O solo age como esponja que suga a água enquanto microrganismos e bactérias removem os poluentes. As plantas aumentam a evapotranspiração e a remoção de poluentes. Podem ser localizados em estacionamentos e áreas residenciais.

Período normal para não haver mais água acumulada é de 72 horas no máximo.


Drenagem por biorretenção - canteiros pluviais

Os canteiros pluviais são jardins de chuva compactados em pequenos espaços urbanos. Os tipos de canteiros pluviais são:

- com infiltração de água no solo e extravasor de água

- sem infiltração, tendo somente evaporação, evapotranspiração e transbordamento.


Drenagem por biorretenção - biovaletas

As biovaletas são depressões lineares semelhantes aos jardins de chuva, onde se empregam plantas rasteiras e de áreas alagadas. A vegetação limpa a água da chuva e a valeta a dirige para os sistemas de drenagem - verde ou convencionais. Possuem superfícies relativamente grandes e não devem ser usadas para drenas áreas muito grandes. As biovaletas não devem receber escoamentos de áreas poluídas como postos de gasolina e estacionamentos de veículos.



10 visualizações

+55 48 3204-6229   |   +55 48 9 9919-7803

contato@mgvaarquitetura.com

Av. Almirante Tamandaré, 94 sala 601, Coqueiros

Florianópolis, SC 88.080-160

© 2019 MGVA Arquitetura