• Equipe MGVA Arquitetura

ILUMINAÇÃO CORRETA PARA ESCRITÓRIO

A iluminação projetada corretamente aumenta a sensação de bem-estar das pessoas e permite que elas usem os espaços do escritório com segurança. Também facilita que uma ampla diversidade de tarefas, inerente a uma sociedade digitalmente conectada e dinâmica, seja desempenhada de maneira eficiente, precisa e confortável.




A iluminação projetada corretamente aumenta a sensação de bem-estar das pessoas e permite que elas usem os espaços do escritório com segurança.

O conceito de iluminação a ser adotado em escritórios deve atender não somente aos critérios quantitativos, como níveis de iluminância, eficácia luminosa e eficiência energética, como também aos critérios de qualidade da iluminação percebida, para permitir um adequado conforto visual para os usuários.


A boa modelagem da iluminação, com o acertado equilíbrio entre luz difusa e luz dirigida, também ajuda na orientação das pessoas pelos espaços da edificação, no destaque de pontos de interesse e na valorização da imagem da empresa desde o seu exterior.

Uma iluminação de qualidade deve sempre fazer referência à tarefa visual de cada usuário, apoiando as suas diferentes formas de trabalho, com quantidade de luz, contraste, temperatura e aparência de cor adequados e sem ofuscamentos. O não atendimento aos critérios de quantidade e qualidade de luz resulta em uma iluminação inadequada que pode causar fadiga e falta de concentração nos usuários, além de exigir a elevação dos níveis de luz e, com isso, o aumento do consumo de energia.


Neste projeto que desenvolvemos para uma instituição pública, o nosso principal desafio foi conciliar o conceito da iluminação com o forro modular já existente no local. Para garantir a flexibilidade de ocupação, buscamos distribuir as luminárias de forma uniforme no teto e disponibilizar luminárias de mesa e de piso, para permitir variações de layout, conforme as necessidades dos usuários e do cliente.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (1).png