• Equipe MGVA Arquitetura

ENTENDA COMO FAZEMOS SEU PROJETO DE ARQUITETURA

Atualizado: 17 de fev.

A elaboração de projetos de arquitetura é um processo complexo. Não só demanda tempo, mas também exige tomadas de decisão durante todo o período de criação projetual. Muitos de nossos clientes não têm clareza dos procedimentos envolvidos no processo criativo da arquitetura, e por causa disso, na hora de construir, ampliar ou reformar os seus imóveis, ficam com muitas dúvidas.


Para você entender como projetamos espaços excepcionais que preparam seu negócio para o sucesso, vamos compartilhar aqui os bastidores do nosso processo.


PROCESSO DE PROJETO DE ARQUITETURA


O processo de projeto da MGVA Arquitetura visa a criação de espaços personalizados que promovam uma melhor experiência do usuário, uma maior produtividade da equipe, garantindo assim a lucratividade do seu negócio.


Acreditamos que a criação de espaços personalizados e humanizados, que atendam a todos os requisitos das leis e normas, requer a combinação de arte e ciência, devendo mesclar estética, ergonomia e sustentabilidade.

Organizamos nosso processo de projeto em 4 fases sequenciais, que vão desde o primeiro contato com o cliente até a execução da obra. O prazo para conclusão de cada etapa pode variar dependendo da complexidade do projeto e do tempo necessário para o cliente avaliar a solução proposta.


O cliente sempre está junto conosco nas tomadas de decisão e cada fase só avança para a próxima após ele ter avaliado e aprovado a anterior.


FASE 1 – Identificando seus gostos e necessidades


Nosso processo de projeto de arquitetura começa por conhecer e entender em profundidade os seus objetivos. Para isso utilizamos um questionário detalhado para obter o máximo de informações sobre o que você precisa e deseja. Neste momento visitamos o local para conhecer o seu imóvel e realizamos a análise e avaliação dos aspectos legais, técnicos, econômicos e ambientais que incidem sobre a sua atividade profissional.

Com os dados recolhidos do questionário, da visita e da documentação legal e normativa, nossa equipe começa a planejar o seu espaço e alinhar as suas expectativas de forma assertiva e com precisão.

O planejamento se inicia com o estabelecimento de um programa arquitetônico onde definimos e agrupamos as atividades do seu negócio; listamos os ambientes com seus equipamentos, mobiliários e instalações; e estimamos a área útil mínima necessária para o pleno funcionamento do seu negócio.


Caso você ainda não tenha seu espaço ou esteja procurando pelo lugar certo para instalar o seu negócio, este programa arquitetônico dará informações cruciais – área estimada e infraestrutura que o seu negócio precisa – para ajudar você nesta tarefa. O programa poderá ser passado para corretores de imóveis para orientar na busca do melhor imóvel para você. A MGVA Arquitetura oferece um estudo de viabilidade para analisar e avaliar para seleção e recomendar alternativas de imóveis para você escolher o melhor espaço para o seu negócio.

FASE 2 – Desenvolvendo seu projeto de arquitetura


A elaboração do projeto de arquitetura passa pelas etapas de estudo preliminar, anteprojeto e projeto para execução.


No estudo preliminar esboçamos as primeiras soluções de projeto considerando o programa arquitetônico feito na Fase 1. A solução inicial é representada de forma esquemática e em 3D para ajudar você a visualizar o conceito do projeto com clareza, assegurando que ao final este seja construído de acordo com as suas necessidades e preferências.

Após o aceite da solução inicial pelo cliente, nossa equipe desenvolve o anteprojeto e faz a representação das informações técnicas iniciais da solução com estimativa de custos e prazos. Nesta etapa elaboramos o projeto legal com a representação das informações técnicas necessárias à análise e aprovação pelas autoridades competentes, com base nas exigências legais, para a obtenção do alvará ou licenças para a obra.


No caso de projetos para ambientes de saúde de alto risco, elaboramos também o projeto básico de arquitetura e representamos a solução com base nas exigências sanitárias da ANVISA para obtenção do Laudo de Deferimento necessário para o funcionamento do estabelecimento assistencial de saúde.

Na sequência do processo, desenvolvemos o projeto para execução com a representação final das informações técnicas detalhadas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, completas, definitivas, necessárias e suficientes à execução dos serviços de obra.


FASE 3 – Aprovando o seu projeto de arquitetura


A MGVA Arquitetura oferece assessoria para aprovação dos projetos desenvolvidos na fase 2 – projeto legal e projeto básico de arquitetura – com o acompanhamento dos processos nos órgãos competentes como secretarias municipais de obras/planejamento e de vigilância sanitária, respectivamente.

FASE 4 – Preparando para a obra


Para a execução da obra desenvolvemos o projeto completo com a representação do projeto executivo (elaborado na fase 2) compatibilizado com os projetos complementares de engenharia (estrutura e instalações prediais de energia, comunicação, ar condicionado, prevenção de incêndio, água e esgoto).


A MGVA Arquitetura oferece assistência técnica para acompanhar e coordenar a execução do seu projeto, garantindo que tudo que foi projetado pela MGVA e aprovado por você seja corretamente construído.

Depois de você ter visto como fazemos nossos projetos de arquitetura e caso ainda esteja com dúvida, venha conversar conosco clicando aqui e teremos muita satisfação em responder.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (1).png