Buscar
  • MGVA Arquitetura

Como ter um home office ideal

Com a transferência para o trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19, surge a necessidade de adequar os ambientes de nossas casas para incorporar essa nova função. Essa adaptação deve se dar de forma criteriosa e otimizada para garantir conforto, funcionalidade e se harmonizar com as demais atividades da casa.



Veja algumas dicas para transformar qualquer espaço de sua casa em um ambiente ideal para o seu escritório:


USO

Antes de escolher o espaço, verifique o tipo e a frequência de uso que seu escritório precisa ter.

- Frequente: para atividades intensivas, de longa duração e que exijam concentração e silêncio, apropriado para profissionais autônomos ou colaboradores de empresas em trabalho remoto;

- Eventual: para atividades simples, de curta duração e sem maiores exigências, como as tarefas de gerenciamento da casa ou atividades escolares das crianças.


ESPAÇO FÍSICO

Dê preferência para espaços com dimensões compatíveis com o tipo e a quantidade de móveis, equipamentos e acessórios necessários para você desenvolver suas tarefas com conforto e segurança.

Para os escritórios de uso frequente, escolha um compartimento que possa ser isolado dos demais ambientes da casa.

Os espaços de trabalho de uso eventual podem ser integrados a outros ambientes da casa.


VENTILAÇÃO NATURAL

O espaço escolhido deve ter janela que receba ventilação permanente. A eficiente renovação do ar retira as partículas nocivas e supre oxigênio para a respiração, aumentando assim a produtividade no trabalho.


ILUMINAÇÃO NATURAL

Use a luz natural para garantir a iluminação adequada sobre sua área de trabalho e melhorar a qualidade de eventuais transmissões por videoconferência. Para prevenir sombras sobre a tarefa, coloque sua mesa de trabalho em local próximo à janela. E considere o uso de cortinas ou persianas para controlar a insolação indesejada.


ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

Use lâmpadas ou luminárias com tecnologia LED, com fluxo luminoso compatível com as exigências da tarefa, tanto no período noturno ou quando for necessário complementar a luz natural.


ERGONOMIA

Os móveis devem ser, de preferência, leves, seguros e adaptáveis. As mesas devem ter dimensões adequadas ao tipo de tarefa. As cadeiras devem ter apoios de braços, encosto e altura do assento ajustáveis. Em espaços de uso compartilhado, considere o uso de mesas e cadeiras com rodízios para garantir a flexibilidade e a adaptabilidade.


ENERGIA / INTERNET

Certifique-se que haja instalações adequadas para alimentar e conectar seus equipamentos. Dependendo do layout adotado, pode ser necessário trazer as redes até a mesa de trabalho, através de passa-cabos e organizadores para cabos e fios.


VEGETAÇÃO

A presença de plantas no interior traz harmonia aos espaços e melhora a qualidade do ar interno. Recomendamos a colocação de plantas de tamanhos variados na sua área de trabalho.

3 visualizações

+55 48 3204-6229   |   +55 48 9 9919-7803

contato@mgvaarquitetura.com

Av. Almirante Tamandaré, 94 sala 601, Coqueiros

Florianópolis, SC 88.080-160

© 2019 MGVA Arquitetura