Buscar
  • Graça Amaral

Como ter um escritório ideal em casa

Descubra aqui soluções de arquitetura para transformar sua casa.

Com a transferência para o trabalho remoto, durante a pandemia de Covid-19, surge a necessidade de adequar os ambientes de nossas casas para incorporar esse novo uso.

Essa adaptação deve se dar de forma criteriosa e otimizada para garantir conforto e funcionalidade para se harmonizar com as demais atividades da casa.

Veja algumas dicas para transformar qualquer espaço de sua casa em um ambiente ideal para o seu escritório:

  • Tipo de uso

Antes de escolher o espaço, defina o tipo e a frequência de uso que seu escritório vai ter:

  • Uso eventual para pequenas tarefas;

  • Uso frequente para trabalhadores autônomos ou de empresas em trabalho remoto;

  • Uso exclusivo para atividades que requerem silêncio e concentração;

  • Uso integrado a outros ambientes.


  • Espaço físico

Dê preferência para ambiente com dimensões compatíveis com o tipo e a quantidade de móveis e equipamentos que você necessita para desenvolver suas tarefas com conforto e segurança.


  • Ventilação e Iluminação Natural

O espaço escolhido deve ter janela que receba insolação e ventilação diariamente. A renovação do ar eficiente retira as partículas nocivas e supre oxigênio para a sua respiração, aumentando a sua produtividade.

Use a luz natural para garantir a iluminação adequada sobre a sua área de trabalho e melhorar a qualidade de eventuais transmissões por videoconferência. Para prevenir sombras sobre a tarefa, coloque sua mesa de trabalho em local próximo à janela. E considere o uso de dispositivos de sombreamento, como cortinas ou persianas, para controlar a insolação indesejada.

  • Ergonomia

No caso de uso frequente do seu escritório, dê preferência por móveis leves, seguros e adaptáveis. As mesas devem ter altura regulável. E as cadeiras devem ter apoios de braços, encosto e altura do assento ajustáveis. Para ter um espaço multifuncional, considere o uso de mesas e cadeiras com rodízios para garantir a flexibilidade e a adaptabilidade em qualquer ambiente da sua casa.

  • Energia/Internet/Iluminação


Certifique que haja instalações elétricas e de comunicação adequadas para alimentar e conectar seus equipamentos. Dependendo do layout adotado no seu escritório, pode ser necessário trazer as redes até a sua mesa de trabalho.

Para iluminação, use lâmpadas ou luminárias de LED, com fluxo luminoso e temperatura de cor compatível com as suas atividades, para as atividades noturnas ou quando for necessário complementar a luz natural.


  • Organização e Meio ambiente

Para manter a ordem do espaço de trabalho e otimizar o tempo dedicado às tarefas, recomendamos que você organize e mantenha sobre a mesa apenas os itens usados com mais frequência, armazenando os demais em armários ou em caixas em estantes. Utilize passa-cabos e organizadores para cabos e fios apropriados para o seu caso.

Ao escolher os suprimentos para o seu escritório, dê preferência para aqueles feitos de materiais reciclados e feitos na sua região. Assim você também pode ajudar a preservar o meio ambiente.

  • Vegetação

A presença de plantas no interior traz harmonia aos espaços e melhora a qualidade do ar interno com o fornecimento de oxigênio e redução das emissões de CO2. Por isso, recomendamos a você colocar uma ou mais plantas na sua área de trabalho.

  • Cores e Texturas

Para aumentar visualmente o seu espaço de trabalho, dê preferência para pintura das paredes com cores claras e neutras (branco, bege, azul, verde, cinza). E para melhor ambientação, você pode combinar essas cores com materiais inspirados na natureza (madeira e pedra) que podem ser utilizados nos pisos e nos móveis.

  • Estilo Estético

Existem vários estilos estéticos que podem ser utilizados para harmonizar o seu espaço de trabalho com a decoração do restante da sua casa. Você pode adotar os que mais se identificam com seu modo de vida. Seja qual forem os estilos escolhidos, considere remover todos os itens que não são usados com frequência e manter apenas poucos objetos decorativos para personalizar seu espaço.

  • Teste de Estilos

Caso você ainda tenha dúvida sobre os estilos que são os da sua preferência e que expressam o seu modo de vida, oferecemos aqui um teste simples para identificar os estilos que mais combinam com você. Aproveite para identificar qual o ambiente da sua casa será convertido em escritório. Em seguida entraremos em contato para orientar você e dar novas dicas.


Posts recentes

Ver tudo